Buscar
  • Paula Curcio

Os maiores erros cometidos nos processos seletivos!

Todo processo seletivo inicia-se com a triagem de currículos, o que na maior parte das vezes o candidato nem é chamado para a próxima etapa devido a cometerem alguns erros que são básicos tais como; no objetivo colocam mais de uma área de atuação ou à disposição da empresa, resumo de qualificações deverá ser mais específico ainda colocando o que realmente aprendeu e claro já tenha praticado e conheça todas as etapas daquele processo dentro de sua área de atuação, pretensão salarial a combinar, colocar formações sem sinergia com o cargo pretendido, usar o modelo de currículo pronto pelo word, ou por outras pessoas que também são candidatos a outros processos seletivos, currículos coloridos.

Após a triagem de currículos existem outras etapas que são dinâmicas de grupo, testes técnicos da área, entrevista em outros idiomas quando exigidos para a comprovação do nível se básico, mas o que se espera do nível básico que a pessoa consiga se comunicar com outra pessoa do começo ao fim, ,intermediário ou fluente, no mesmo os mais exigidos inglês e espanhol, e a entrevista é a última etapa e onde é o segundo maior índice de reprovação após a triagem dos currículos que é o primeiro indicador das reprovações.

Nas entrevistas são feitas perguntas de acordo com a vaga disponível, mas também existem questões de autoconhecimento, é onde de 80 a 90% os candidatos são reprovados por não conhecerem os seus potenciais, suas vulnerabilidades, suas ameaças no mercado e a pior delas a falta de autoconfiança e Propósito de Vida, muitos candidatos não sabem o que querem da vida.

Pois o autoconhecimento é um processo contínuo na vida das pessoas pois quanto o indivíduo se autoconhece reduz muito a margem de erro, dentro do processo.

Muitos candidatos não entendem que na entrevista mesmo que feito um questionamento voltado para você como indivíduo sempre deve-se pensar e responder de acordo com aquele cargo.

Como ser mais assertivo em seu currículo para que seja aprovado e chamado para as entrevistas?

As pessoas precisam entender que não existem fórmulas mágicas para nada na vida, se faz necessário todo indivíduo assumir suas responsabilidades com acertos e erros, pois somente assim, terá um crescimento pessoal e profissional.

Para que possa elaborar um currículo mais assertivo deverá seguir os passos abaixo:

1- Olhar para dentro de si, e identificar em que ponto está e onde quer chegar dentro daquela empresa, escrever os seus valores.

2- Quando encontrar uma vaga além de conhecer a empresa acessando o seu site, veja se os valores da empresa possuem sinergia com os seus valores.

3-Objetivo insira somente uma área e as qualificações e formações referente a essa área.

4- Estética e escrita coerente e sem erros de ortografia: é muito importante!

5- Objetivo único e direto: Gerente de RH (Fazer um currículo para cada cargo, caso tenha mais de uma ocupação).

6- Qualificações: o que você ama fazer! São as atividades mais relevantes do cargo de acordo com a vaga.

No caso de assistente ou analista em média 8 atividades, Cargos de liderança tais como: supervisão, coordenação em média de 15 atividades, gestor em média 20 atividades.

7- Formação Acadêmica: Inserir o ensino médio somente se for técnico, em caso de graduação e pós-graduação deverá ser decrescente no caso a pós-graduação em primeiro lugar.

MBA- Gestão Estratégica de Pessoas.

Início 2005 Conclusão em 2007.

8- Experiência Profissional: Nome da Empresa, Cargo, Período trabalhado, iniciar com a última empresa que trabalhou, e por fim as principais responsabilidades, resultados, implantação, caso tenha feito alguma.

9- Cursos e Aperfeiçoamentos: Disciplinas, instituição e período, horas complementares, Projeto Prático-tema do trabalho, trabalho voluntário somente se for de abrangência da área.

10- Conhecer as palavras chaves e hashtags de sua área: Há algum tempo as empresas de grande porte quem realiza as triagens de currículos é feita por robô onde é programado para identificar as hashtags de cada área da empresa, por isso é de suma importância que você conheça essas palavras que irão te colocar no processo seletivo.

11- Jamais mentir no currículo, pois se descoberto é passível de justa causa.

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.

Aristóteles.

Como deverá se comportar em uma entrevista?

A entrevista esse processo tem como finalidade avaliar e analisar todos os requisitos da vaga de forma minuciosa para que não haja erros!

Durante esse processo o recrutador faz perguntas estratégicas com o objetivo de conhecer melhor o comportamento, pensamento dos candidatos para que possa fechar o seu diagnóstico sobre o perfil de cada indivíduo com o intuito do fechamento da vaga.




Seja você mesmo, o mais sincero e transparente possível, pois a experiência de 90 dias é para ter certeza que todas as competências e habilidades são postas em prática de maneira assertiva.

Essa regra é válida para entrevistas presenciais, e online, na entrevista online além das avaliações acima mencionadas, também é avaliado o ambiente, postura do candidato, o local se é tranquilo ou pessoas transitando no período de entrevista e, também o login de acesso.

Para uma entrevista online aposte em seu nome e sobrenome @gmail, outlook, dentre outros.

Deverá sempre utilizar uma roupa de acordo com o perfil do cargo e da empresa como se estivesse em uma entrevista presencial.

Postura sempre ereta, e teste a câmera focalizando o seu rosto e uma parte do colo para que passe segurança e credibilidade ao entrevistador.

Ao término da entrevista sempre tenha alguma dúvida sobre o cargo, e haja como se já fizesse parte da equipe se colocando no cargo.

Poderá ainda perguntar ao recrutador quais são os próximos passos do processo seletivo do qual está participando.

Seguindo esses passos terá um melhor resultado nos processos seletivos tanto na triagem de seu currículo, quanto na entrevista!

Lembre-se que as empresas buscam excelência em seus candidatos, por esse motivo deverá quando não for aprovado no processo, fazer uma auto reflexão de sua performance na entrevista e o motivo pelo qual não foi contratado,se faltou alguma competência ou habilidade, e nesse caso quando receber o e-mail com a devolutiva, poderá solicitar um feedback ao recrutador com o objetivo de resolver os seus gaps.





4 visualizações